Blog da Marlizinha

domingo, 3 de julho de 2011

O grau do substantivo e seus efeitos de sentido na mídia.

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o grau de substantivos.
  • Analisar semanticamente o emprego do aumentativo e do diminutivo em gêneros diversos.
  • Criar efeitos de sentido por meio do uso do grau do substantivo.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Substantivo.
  • Flexão do substantivo em gênero e número.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • análises coletivas;
  • gincana competitiva;
  • trabalho em duplas;
  • produção de texto.

Recursos:

  • internet com recursos multimídia;
  • xerocópias.

Aula 1

Atividade 1

Esta atividade é baseada no plano de aula da Uol Educação, disponível em: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/ult3900u10.jhtm

Na primeira atividade, o professor distribuirá aos alunos dois quadros com diminutivos e aumentativos incomuns. Marcará no relógio 15 minutos aproximadamente para os alunos olharem os quadros. Após esse tempo, dividirá a turma em duas equipes e realizará uma gincana. Ganha a equipe que mais acertos obtiver com relação ao conteúdo aumentativos e diminutivos.

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u28.jhtm

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u27.jhtm

Atividade 2

O professor exibirá a propaganda da nova Schin:

http://www.youtube.com/watch?v=rCLpzlQsj8E

Essa propaganda será acompanhada de questionamentos que devem levar a turma à reflexão sobre os usos e sentidos do grau do substantivo:

  • Quais os aumentativos usados pela propaganda?
  • O aumentativo pelo sufixo "ão" na nossa sociedade carrega a priori algum sentido? Como ele é visto socialmente? Comente.
  • Qual o sentido do aumentativo quando falado pelos homens no contexto da publicidade?
  • E quando falado pelas mulheres?
  • Houve ironia no uso do aumentativo?
  • Relacione o uso dos aumentativos em excesso ao que objetivou o criador da publicidade.

Depois da discussão sobre os efeitos de sentido, o professor falará com os alunos que os aumentativos e os diminutivos podem exprimir carinho, ternura, intimidade, desprezo, ironia e outros sentimentos que não somente tamanho. Descobrir o efeito do uso desse recurso constitui uma leitura atenta.

Seguidamente a esse esclarecimento, o professor lerá juntamente com os alunos o artigo "O poder da propaganda "Nova Schin: um cervejão", de Jamille Araujo e Sirlane Santos. Esse texto pode ser xerocopiado e encontra-se disponível em:

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/2095869

Após a leitura, o professor pedirá à turma um texto em que os alunos possam dar sua opinião acerca do uso do aumentativo na propaganda discutida.

Aula 2

Atividade 1

Para perceber melhor os efeitos provocados pelo uso do diminutivo e do aumentativo, o professor distribuirá para cada dupla de alunos alguns textos para que eles realizem análises sobre os sentidos advindos do grau dos substantivos:

1)

"QUEM NÃO TEVE NAMORADINHA QUE ABORTOU?", PERGUNTA CABRAL

Manchete disponível na primeira página do jornal Folha de São Paulo do dia 15/12/10. Disponível em: http://www.manchetesdosjornais.com.br/manchetes/brasil/sp/sao_paulo/folha/folha.pdf

2)

http://www2.uol.com.br/niquel/

3)

"Amo você assim e não sei por que tanto sacrifício

ginástica, dieta não sei pra que tanto exercício

olha, eu não me incomodo

um quilinho a mais não é antiestético

Pode até me beijar, pode me lamber que eu sou dietético..."

(Coisa bonita - Roberto Carlos. Disponível em: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/morfologia/substantivos-flexaodegrau-diminutivos.htm)

4)

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://desempregozero.org/wp-content/uploads/2008/04/frank2.jpg&imgrefurl=http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/category/cultura/charges/&usg=__0F7LWMFQ2kDcP0cU0UKP6iy_JSs=&h=320&w=450&sz=65&hl=pt-br&start=58&zoom=1&tbnid=tg68a812ZEuiWM:&tbnh=111&tbnw=157&prev=/images%3Fq%3Dcharges%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26rlz%3D1T4SUNC_pt-BRBR375BR375%26biw%3D1259%26bih%3D396%26tbs%3Disch:10%2C983&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=829&vpy=151&dur=16547&hovh=189&hovw=266&tx=146&ty=67&ei=4VoJTcrhMMGclgeD0YHNAQ&oei=_VkJTeOjNMWqlAe47aSwAw&esq=6&page=5&ndsp=14&ved=1t:429,r:5,s:58&biw=1259&bih=39

5)

http://www.acharge.com.br/index.htm

6)

Um homem chega num balcão e tenta chamar a atenção da balconista para atendê-lo:

- Senhorita...

- Um minutinho.

O homem vira-se para um outro do seu lado e diz:

- Ih, já vi tudo.

- O que foi?

- Ela disse um minutinho. Quer dizer que vai demorar. No Brasil, um minuto dura sessenta segundos, como em qualquer outro lugar, mas um minutinho pode durar uma hora.

O homem tenta de novo:

- Senhorita...

- Só um instantinho...

- Aí...

- O que foi?

- Ela disse um instantinho. Um instantinho demora mais que um minuto. Parece que um minutinho é feito de vários instantinhos, mas é o contrário. Um instantinho contém vários minutinhos. Senhorita!

- Só dois segundinhos!

O homem começa a se retirar.

-Aonde é que o senhor vai?

-Ela disse dois segundinhos. Isso quer dizer que só vai me atender amanhã.

Luís Fernando Veríssimo

Disponível em: http://www.alb.com.br/anais17/txtcompletos/sem04/COLE_3117.pdf

Ao final das análises, o professor fará a correção colaborativamente envolvendo toda a turma na discussão.

Atividade 2

Os alunos terão de criar uma propaganda com qualquer tema utilizando, necessariamente, o grau do substantivo. Poderão desenvolver a ideia no computador utilizando o paint ou algum programa similar.

Após a confecção e impressão das propagandas, estas deverão ser socializadas com a comunidade escolar no mural da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação se processará com base na identificação por parte do aluno do grau do substantivo bem como e, especialmente, de sua capacidade em produzir sentidos a partir do uso do grau em contextos difenciados que não relacionem grau com tamanho. Isso pode ser percebido por meio da realização das atividades propostas na aula.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial