O grau do substantivo e seus efeitos de sentido na mídia.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Identificar o grau de substantivos.
- Analisar semanticamente o emprego do aumentativo e do diminutivo em gêneros diversos.
- Criar efeitos de sentido por meio do uso do grau do substantivo.
Duração das atividades
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Substantivo.
- Flexão do substantivo em gênero e número.
Estratégias e recursos da aula
Estratégias:
- análises coletivas;
- gincana competitiva;
- trabalho em duplas;
- produção de texto.
Recursos:
- internet com recursos multimídia;
- xerocópias.
Aula 1
Atividade 1
Esta atividade é baseada no plano de aula da Uol Educação, disponível em: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/ult3900u10.jhtm
Na primeira atividade, o professor distribuirá aos alunos dois quadros com diminutivos e aumentativos incomuns. Marcará no relógio 15 minutos aproximadamente para os alunos olharem os quadros. Após esse tempo, dividirá a turma em duas equipes e realizará uma gincana. Ganha a equipe que mais acertos obtiver com relação ao conteúdo aumentativos e diminutivos.
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u28.jhtm
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u27.jhtm
Atividade 2
O professor exibirá a propaganda da nova Schin:
http://www.youtube.com/watch?v=rCLpzlQsj8E
Essa propaganda será acompanhada de questionamentos que devem levar a turma à reflexão sobre os usos e sentidos do grau do substantivo:
- Quais os aumentativos usados pela propaganda?
- O aumentativo pelo sufixo "ão" na nossa sociedade carrega a priori algum sentido? Como ele é visto socialmente? Comente.
- Qual o sentido do aumentativo quando falado pelos homens no contexto da publicidade?
- E quando falado pelas mulheres?
- Houve ironia no uso do aumentativo?
- Relacione o uso dos aumentativos em excesso ao que objetivou o criador da publicidade.
Depois da discussão sobre os efeitos de sentido, o professor falará com os alunos que os aumentativos e os diminutivos podem exprimir carinho, ternura, intimidade, desprezo, ironia e outros sentimentos que não somente tamanho. Descobrir o efeito do uso desse recurso constitui uma leitura atenta.
Seguidamente a esse esclarecimento, o professor lerá juntamente com os alunos o artigo "O poder da propaganda "Nova Schin: um cervejão", de Jamille Araujo e Sirlane Santos. Esse texto pode ser xerocopiado e encontra-se disponível em:
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/2095869
Após a leitura, o professor pedirá à turma um texto em que os alunos possam dar sua opinião acerca do uso do aumentativo na propaganda discutida.
Aula 2
Atividade 1
Para perceber melhor os efeitos provocados pelo uso do diminutivo e do aumentativo, o professor distribuirá para cada dupla de alunos alguns textos para que eles realizem análises sobre os sentidos advindos do grau dos substantivos:
1)
"QUEM NÃO TEVE NAMORADINHA QUE ABORTOU?", PERGUNTA CABRAL
Manchete disponível na primeira página do jornal Folha de São Paulo do dia 15/12/10. Disponível em: http://www.manchetesdosjornais.com.br/manchetes/brasil/sp/sao_paulo/folha/folha.pdf
2)
http://www2.uol.com.br/niquel/
3)
"Amo você assim e não sei por que tanto sacrifício
ginástica, dieta não sei pra que tanto exercício
olha, eu não me incomodo
um quilinho a mais não é antiestético
Pode até me beijar, pode me lamber que eu sou dietético..."
(Coisa bonita - Roberto Carlos. Disponível em: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/morfologia/substantivos-flexaodegrau-diminutivos.htm)
4)
5)
http://www.acharge.com.br/index.htm
6)
Um homem chega num balcão e tenta chamar a atenção da balconista para atendê-lo:
- Senhorita...
- Um minutinho.
O homem vira-se para um outro do seu lado e diz:
- Ih, já vi tudo.
- O que foi?
- Ela disse um minutinho. Quer dizer que vai demorar. No Brasil, um minuto dura sessenta segundos, como em qualquer outro lugar, mas um minutinho pode durar uma hora.
O homem tenta de novo:
- Senhorita...
- Só um instantinho...
- Aí...
- O que foi?
- Ela disse um instantinho. Um instantinho demora mais que um minuto. Parece que um minutinho é feito de vários instantinhos, mas é o contrário. Um instantinho contém vários minutinhos. Senhorita!
- Só dois segundinhos!
O homem começa a se retirar.
-Aonde é que o senhor vai?
-Ela disse dois segundinhos. Isso quer dizer que só vai me atender amanhã.
Luís Fernando Veríssimo
Disponível em: http://www.alb.com.br/anais17/txtcompletos/sem04/COLE_3117.pdf
Ao final das análises, o professor fará a correção colaborativamente envolvendo toda a turma na discussão.
Atividade 2
Os alunos terão de criar uma propaganda com qualquer tema utilizando, necessariamente, o grau do substantivo. Poderão desenvolver a ideia no computador utilizando o paint ou algum programa similar.
Após a confecção e impressão das propagandas, estas deverão ser socializadas com a comunidade escolar no mural da escola.
Recursos Complementares
Para leitura do professor:
http://www.filologia.org.br/vcnlf/anais%20v/civ6_18.htm
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/2095869
Avaliação
A avaliação se processará com base na identificação por parte do aluno do grau do substantivo bem como e, especialmente, de sua capacidade em produzir sentidos a partir do uso do grau em contextos difenciados que não relacionem grau com tamanho. Isso pode ser percebido por meio da realização das atividades propostas na aula.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial