Blog da Marlizinha

segunda-feira, 12 de abril de 2010

EXERCÍCIOS


De acordo com os textos abaixo, identifique os seguintes elementos da comunicação:


“ Um menino, jogando bola na rua, quebra a vidraça do Sr. Manuel. Furioso, ele grita :
- Moleque danado. Seu pai vai ter que pagar!
O garoto, então, foge em disparada.”

a. Emissor: Sr. Manuel
b. Mensagem: Moleque danado. Seu pai vai ter que pagar! c. Receptor: O menino
d. Canal: Natural (A fala )
e. Código: Verbal ( Língua portuguesa )

“ Mary saiu cedo para o trabalho e deixou , na porta da geladeira, um bilhete para sua filha Suzy: ‘I Love you, darling!’.

a. Emissor: Mary
b. Mensagem: I love you, darling!
c. Receptor: Suzy
d. Canal: Tecnológico temporal ( a escrita/bilhete )
e. Código: Verbal ( Língua inglesa )

Com relação a este conteúdo devemos observar se o aluno: · Utilizou o dicionário com facilidade? · Apresentou uma leitura fluente? · Soube utilizar as letras maiúscula e minúscula? · Interpretou texto com coerência? · Produziu textos conforme as propostas apresentadas? · Apresentou letra legível e organização nos cadernos? Diferenciou os tipos de textos trabalhados? - Qual o tipo de texto que vamos ler? Para que serve? Onde pode ser encontrado? Registrar na lousa as suas respostas e fazer a comparação no final do trabalho. Objetivo: ativar os conhecimentos prévios dos/as alfabetizando/as; deixar que eles/as manifestem suas idéias e criem suas hipóteses. Os contos de fadas emocionam, divertem, criam suspense, mexem com os sentimentos mais primitivos do indivíduo. Neles, o bem e o mal aparecem claramente esboçados, possibilitando perceber que a luta contra os problemas faz parte da existência humana. Por ter suas origens na tradição oral, muitos contos foram recebendo novos elementos, fazendo surgir muitas variações sobre o mesmo enredo (diferentes versões). São textos que mantêm uma estrutura fixa: partem de um problema (como estado de penúria, carência afetiva, conflito entre mãe e filho), que desequilibra a tranqüilidade inicial. O desenvolvimento é uma busca de soluções, no plano da fantasia, com introdução de elementos mágicos (fadas, bruxas, duendes, gigantes etc.). A restauração da ordem acontece no final da narrativa, quando se volta a uma situação de tranqüilidade. As fábulas são pequenas narrativas que transmitem em linguagem simples mensagens morais relacionadas ao comportamento no cotidiano. Em geral, a moral é acrescida por um pensamento final. Algumas fábulas possuem personagens humanas, mas a maior parte delas mostra situações do dia-a-dia vividas por seres personificados – animais com características humanas. O comportamento dos animais representa os defeitos, as qualidades e os vícios dos seres humanos. É muito comum a presença de provérbios populares. As lendas, assim como os mitos, são histórias sem autoria conhecida. Foram criadas por povos de diferentes lugares e épocas para explicar fatos para os quais as pessoas não tinham explicações, como o surgimento da terra e dos seres humanos, do dia e da noite e outros fenômenos da natureza. Também falam sobre heróis, heroínas, deuses, deusas, monstros e outros seres fantásticos. Características do texto narrativo: narrador-personagem (1ª pessoa) e/ou narrador-observador (3ª pessoa), personagens, clímax, enredo, marcadores de tempo (era uma vez, certo dia, naquela manhã... fato reais ou imaginários) 8 3) Apresentar para os/as alfabetizando/as numa cartolina ou escrever na lousa o título do texto escolhido. (Exemplo). TÍTULO DA FÁBULA: A FORMIGA E A POMBA 4) Perguntar: O que está escrito na cartolina ou na lousa? Se eles/as não conseguirem, fazer a leitura do título do texto. Em seguida, perguntar? - Qual será o assunto que vamos encontrar ou que podemos esperar de um texto com esse título? - Quem serão os personagens? Onde acontecerá a história? Qual o nome do autor? Objetivo: antecipar os fatos relativos à leitura com base no titulo; deixar que eles/as manifestem suas idéias e criem suas hipóteses, ainda que ajudado pelo/a professor/a. 5) Ler a história em voz alta, pausadamente e com entonação adequada. 6) Interromper a leitura no inicio do segundo e do quarto parágrafo e perguntar: 7) Reler o texto apontando palavra por palavra. Em seguida, fazer a leitura coletiva apontando para cada palavra. TÍTULO DA FÁBULA: A FORMIGA E A POMBA AUTOR: ESOPO UMA FORMIGA FOI À MARGEM DO RIO PARA BEBER ÁGUA E, SENDO ARRASTADA PELA FORTE CORRENTEZA, ESTAVA PRESTES A SE AFOGAR. UMA POMBA QUE ESTAVA NUMA ÁRVORE SOBRE A ÁGUA, ARRANCOU UMA FOLHA E A DEIXOU CAIR NA CORRENTEZA PERTO DELA. A FORMIGA SUBIU NA FOLHA E FLUTUOU EM SEGURANÇA ATÉ A MARGEM. POUCO TEMPO DEPOIS, UM CAÇADOR DE PÁSSAROS VEIO POR BAIXO DA ÁRVORE E SE PREPARAVA PARA COLOCAR VARAS COM VISGO PERTO DA POMBA QUE REPOUSAVA NOS GALHOS ALHEIA AO PERIGO. A FORMIGA, PERCEBENDO SUA INTENÇÃO, DEU-LHE UMA FERROADA NO PÉ. ELE REPENTINAMENTE DEIXOU CAIR SUA ARMADILHA E, ISSO DEU CHANCE PARA QUE A POMBA VOASSE PARA LONGE A SALVO. MORAL DA HISTÓRIA: QUEM É GRATO DE CORAÇÃO SEMPRE ENCONTRARÁ OPORTUNIDADES PARA MOSTRAR SUA GRATIDÃO. 6) Interromper a leitura no inicio do segundo e do quarto parágrafo e perguntar: - O que a pomba vai fazer? - Qual será a atitude da formiga? Habilidade: utilizar diferentes estratégias de leitura.. Ao terminar a leitura, retomar ao que os/as alfabetizando/as inferiram sobre o texto no início do processo, onde eles/as imaginaram que iria acontecer. 7) Reler o texto apontando palavra por palavra. Em seguida, fazer a leitura coletiva apontando para cada palavra. Habilidade: Realizar leitura fluente do texto com compreensão. 8) Explicar a estrutura e a organização do texto: a direção da escrita, da esquerda para direita e de cima para baixo. A localização do título e do nome do autor. O espaço entre as palavras, o uso de letras maiúsculas e minúsculas, o uso do parágrafo e dos sinais de pontuação (. ,). Seqüência lógica (início, meio e fim). 9) Pedir aos alfabetizandos/as que encontrem e apontem palavras ou trechos do texto que o/a professor/a falar; palavras repetidas; rimas. Pintar os espaços entre as palavras. Sublinhar os sinais de pontuação existente no texto. Os/as alfabetizando/as com hipótese alfabética podem trabalhar em parceria com os/as de hipótese não-alfabética, lendo para que eles/as encontrem o que se pede. Trabalhando com habilidades . Solicitar aos alfabetizandos que recontem a fábula, coletivamente. Habilidade: Narrar acontecimentos e histórias deixando claro onde, quando e como aconteceu. . Interpretar e explorar com eles/as as informações explícitas e implícitas da história. Em seguida, perguntar (compreensão oral do texto): - Qual o tipo de texto? Qual o título? Quem é o autor? Qual a moral da história? Quem são os personagens? Onde aconteceu a história? Qual a moral da história? . Localizar e circular na cópia do texto do/a alfabetizando o título, o nome do autor, os personagens e a moral da história. Pintar os espaços entre as palavras. Sublinhar os parágrafos e os sinais de pontuação. . Preencher a ficha de leitura. Nesta atividade, o/a professor/ atuará como escriba, isto é, os/as alfabetizandos/as ditarão as palavras e ele/a as escreverá na lousa, e eles/as, nos seus respectivos cadernos. Faz-se necessário que durante a escrita, o/a professor/a estimule a reflexão sobre a escrita, perguntando dentre outras coisas: como se escreve tal palavra, com que letra começa ou termina, é vogal ou consoante... Vale ressaltar que as respostas virão dos/as alfabetizandos/as e não do/a professor/a, exceto quando eles encontrarem muitas dificuldades na escrita das palavras. Ficha de leitura Tipo de texto Função do texto Título Autor(a) Personagens 1. (características) 2. Ambiente Seqüência do texto Ilustração (início) Ilustração (meio) Ilustração (fim) - Qual o tipo de texto? Qual o título? Quem é o autor? Qual a moral da história? Quem são os personagens? Onde aconteceu a história? Qual a moral da história? Habilidade: Narrar acontecimentos e histórias deixando claro onde, quando e como Brincando para escrever melhor Faixa etária: a partir de 8 anos
Série: a partir da 3ª série
Número de jogadores: 2 até 4 jogadores
Principais dificuldades trabalhadas: ortografia; vocabulário; divisão silábica das palavras; coordenação motora; lateralidade; tonicidade das palavras; frases; parágrafo
Material necessário para cada pequeno grupo: 1 quebra-cabeça
REGRAS: 1. A turma é dividida em pequenos grupos de até quatro jogadores.2. O professor distribui um quebra-cabeça para cada grupo.3. Vence a primeira etapa o grupo que primeiro montar o quebra-cabeça corretamente.4. Os pequenos grupos devem escrever o nome dos objetos do quebra-cabeça montado.5. Vence a segunda etapa o grupo que escrever o maior número de palavras no tempo estabelecido e obedecendo as normas preestabelecidas pelo professor.6. O professor escolhe algumas das palavras escritas pelos alunos para serem divididas em sílabas.7. Vence a terceira etapa o grupo que primeiro realizar a tarefa corretamente.8. Os pequenos grupos devem classificar as palavras divididas em sílabas quanto à tonicidade.9. Vence a quarta etapa o grupo que primeiro realizar a tarefa corretamente.10. O professor escolhe cinco palavras (sugestão) para ser redigida uma frase com cada uma delas.11. Vence a quinta etapa o grupo que primeiro realizar a tarefa obedecendo às normas preestabelecidas pelo professor.12. Individualmente, cada aluno escolhe três das frases redigidas para que seja desenvolvido um parágrafo.
Como confeccionar o material:O professor deve escolher uma gravura, própria do interesse da idade dos alunos, com o tamanho aproximado de uma folha de desenho e colá-la sobre cartolina ou papelão. Depois de colada ela deve ser partida em 12 pedaços de tamanhos e formas diferentes (sugestão). A gravura escolhida deve ser a mesma para todos os grupos – portanto, o professor deve reproduzi-la.
Autora:Maria Luiza Kraemer
Atividade extraída do site:www.profissaomestre.com.br Orientações/Sugestões: Confeccionar para cada aluno, uma tabela para registro das tarefas,da seguinte maneira: uma folha dividida em 9 quadrados,com o título "Tabela de tarefas".Cada quadrado é identificado por letras (A,B,C,etc...). A turma será dividida em equipes. A tabela do jogo será afixada no caderno e cada tarefa deverá ser respondida ou realizada no quadro correspondente à tarefa. Regras do jogo: Aguardar o sinal da professora antes de iniciar todas as tarefas;Os alunos só poderão se comunicar com os integrantes da sua equipe;Os alunos não devem deixar de realizar nenhuma tarefa.Em caso de dúvida, deverão consultar sua equipe ou sua professora;Número de participantes por equipe:4;Vencerá o jogo quem preencher toda a cartela de tarefas;Antes de iniciar o jogo, os alunos devem ler atentamente, um texto que a professora irá entregar.(A professora seleciona um texto que tenha várias palavras com a dificuldade ortográfica a ser trabalhada.Exemplo: ( Ç ). Tarefa A: A sorte foi lançada! Agora é com você! Retire do texto todas as palavras com Ç - 2 minutos para a realização da tarefa.(Após a realização da tarefa, a professora pode explorar ao máximo o texto: ambiente,personagens e suas características, autor,etc...).Em seguida,cada equipe deverá receber uma cartolina, para que criem uma ilustração para o texto que deverá ser apresentada para a turma e afixada na sala. Tarefa B: Pesquise três palavras com Ç, que não estejam no texto.(Para a realização desta tarefa, a professora deverá disponibilizar aos alunos: jornais,revistas, panfletos e outros portadores de textos que serão utilizados como fonte de pesquisa). Todos registram no quadro as palavras pesquisadas para leitura conjunta. Tarefa C: Você é um grande jogador! Muitas emoções ainda estão por vir! Faça uma frase utilizando uma ou mais palavras com Ç que foram pesquisadas na tarefa anterior.( Todos apresentam suas frases). Tarefa D: Vem aí um desafio: consultando o dicionário, encontre duas palavras que tenham Ç e registre na Tabela D. Não se esqueça de colocar também, o significado das palavras pesquisadas. (Todos apresentam suas frases). Tarefa E: Vá em frente! Você está indo muito bem! Escolha uma frase do texto que não tenha palavras com Ç. Amplie essa frase e inclua pelo menos, uma palavra com Ç. (Os alunos apresentam as frases ampliadas). Tarefa F: Além de inteligente, você também é artista. Faça um desenho na Tabela F de algo cujo nome tenha Ç. escreva o nome do que foi desenhado. Tarefa G: Pegadinha: A professora deverá passar algumas frases no quadro, sendo que, pelo menos duas, tenham erros de ortografia(palavras que deveriam ser escritas com Ç).Os alunos encontram os erros, corrigem e reescrevem as frases. Tarefa H: Pesquise em jornais e revistas, palavras com Ç para a montagem de um mural. Capriche, estamos na reta final. (Os alunos pesquisam as palavras e cada equipe monta um mural na sala; a professora explora a leitura de todas as palavras pesquisadas). Tarefa I: Você está diante do último obstáculo deste jogo. Escreva com muita atenção as palavras que sua professora vai ditar.(A professora prepara um ditado para treinar a dificuldade) Atividades com adjetivos Aluno (a)-.........................................................................................................................................................Data-

Instruções:
1- Na 1ª coluna, escreva em cada quadrinho o nome ou objeto que a professora ditar.
2- Assim que for dado o sinal, preencha a 2ª coluna com ADJETIVOS (características) jeitos possíveis de ser daquele objeto, lugar ou pessoa. Quanto mais palavras adequadas escrever, melhor! ORTOGRAFIA: X - CH Trabalhando a ortografia — ch / x (Faça as atividades no caderno)

[Dividir as palavras em 4 colunas (eu não consegui deixar divido aqui)]

1) Copie a lista de palavras abaixo:
enxada
engraxate
enxergar
caxumba
enxugar
embaixo
coxinha
fechadura
cochichar
chumaço
chocalho
guincho
chiar
facho
puxar
xingar
peixada
xereta
graxa
lixo
luxo
encharcar
chave
enchente
encher
cheio
chinelo

2) Separe as sílabas das palavras da primeira coluna, circule a tônica e classifique quanto à tonicidade.

3) Escolha 3 palavras da 2ª coluna e 3 da 3ª coluna e faça frases.

4) Complete com ch ou X: (Consulte o dicionário se necessário.)

en____arcado _____oque ____umbo _____ute en____imento bai____ria

en____ame ____erife rou____inol ma____i____e me___endo ____aleira

galo____a ____odó cro____ê ____icote pi____e _____inelo


5) Complete as frases com as palavras abaixo:

faxina - churrasco - lixo - caixote - engraxate - chácara - chumaço - chá caxumba - chaleira - chuva - encharca

a) No domingo, iremos a um ______________ na ______________ .
b) Preciso fazer uma _____________ no __________________ .
c) Jogue o ______________ de algodão no _______________ .
d) A ______________ ferve água para o _______________ .
e) O ______________ está com ___________________ .
f) A ____________ ________________ as roupas no varal.

6) Pesquise e escreva mais 8 palavras com X e 8 com CH.

Procure fazer todo o seu trabalho com capricho e muita atenção para aprender sempre mais. Problematizando erros de ortografia Lobo mau, cara-de-pau
a mamãe coelia tem does filiote: o coelio sinésio e a coelinha tati. eles vivem num bosque limdo e frorido. são muinto felizes, mas o qe peturba o sosego da famílha é um lobo muinto mau e qe vive qereno pegá-los Leia atentamente uma das fábulas de Monteiro Lobato recontou. Enquanto lê, procure no quadro as palavras que completam as lacunas. Escreva essas palavras nos lugares certos para dar sentido à história.

corra também visitar entra olhar único
capivara rastro árvore pudesse salvou fome

A onça doente

A onça caiu da __________ e por muitos dias esteve de cama seriamente enferma. E como não ___________ caçar, padecia __________ das negras.
Em tais apuros imaginou um plano.
— Comadre irara — disse ela —, _________ o mundo e diga à bicharada que estou à morte e exijo que venham visitar-me.
A irara partiu, deu o recado e os animais, um a um, principiaram a __________ a onça.
Vem o veado, vem a __________, vem a cotia, vem o porco-do- mato.
Veio __________ o jabuti.
Mas o finório jabuti, antes de penetrar na toca, teve a lembrança de _________ para o chão. Viu na poeira só rastros entrantes, não viu nenhum _________ sainte e desconfiou:
— Hum!... Parece que nesta casa quem __________ não sai.
O melhor em vez de visitar a nossa querida onça doente, é ir rezar por ela...
E foi o ________ que se _________ . Prova de Leitura e Escrita Ditado de uma lista de palavras

Marina e sua mãe resolveram fazer uma sopa de legumes. Juntas escreveram esta lista para comprar os ingredientes que faltavam para a sopa:

_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________

2. Escrita de uma estrofe de um poema conhecido de autoria de Vinicius de Moraes

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______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________

3. O trecho abaixo é uma conversa entre dois personagens de um conto conhecido.
Leia o trecho, copie nas linhas abaixo, utilizando letra manuscrita (letra de mão), sinais de pontuação e as maiúsculas que considerar necessário.


QUENARIZTÃOGRANDEVOCÊTEMVOVÓÉPARATECHEIRARMELHORMINHANETINHAQUEBOCATÃOGRANDEVOCÊTEMVOVÓÉPARATECOMERNHOC
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
4. Leitura de uma cantiga conhecida

FUI NO TORORÓ
BEBER ÁGUA NÃO ACHEI
ACHEI LINDA MORENA
QUE NO TORORÓ DEIXEI
APROVEITA MINHA GENTE
QUE UMA NOITE NÃO É NADA
SE NÃO DORMIR AGORA
DORMIRÁ DE MADRUGADA

5. Escrita

Agora continuem a escrever o conto como se fossem os Irmãos Grimm (autores do conto) a partir deste momento:

Na manhã seguinte, enquanto ainda estavam dormindo, a bruxa agarrou João e o prendeu em um porão escuro; depois, com uma sacudida, acordou Maria.
— De pé, preguiçosa! Vá tirar água do poço, acenda o fogo e apronte uma boa refeição para seu irmão.


6. Leitura com autonomia
CORAIS

Os corais são um belo espetáculo. No fundo da água morna e clara dos mares, esses estranhos animais constróem formações coloridas. Eles existem em todas as formas, tamanhos e cores. Alguns vivem nos fundos rochosos a 30 metros ou mais de profundidade dos oceanos; outros, nas paredes das grutas ou em fendas muito profundas. Há os que são solitários. e os que formam enormes colônias.
(Adaptação: www.zoologico.sp.gov.br)

6.1) Os corais são uma espécie de planta diferente que vive nos oceanos.
( ) FALSO ( ) VERDADEIRO

6.2) Explique por que considerou falso ou por que considerou verdadeiro:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
7. Leitura e produção de texto com autonomia

A professora Selma está organizando com os seus alunos uma enciclopédia de animais. Juntos já leram muitos textos informativos sobre diversos animais e foram ao zoológico fazer uma pesquisa.
Hoje ela solicitou que os alunos produzissem um texto informativo a partir da ficha técnica que organizaram na visita ao zoológico.


Ficha Técnica
Animal: Preguiça
Características:
Mamífero
Peso máximo: 8 KG
Pés com 3 dedos
Período de gestação: 120 a 180 dias
Um filhote por ano
Fica horas sem se mexer
As reações, a digestão e a respiração são lentas
Localização: Florestas Tropicais
Alimentação: Folhas, frutos e brotos de algumas árvores
Hábitos: Noturnos
Vive em pequenos bandos nas florestas
Dorme de dia pendurado nas árvores


Pedro recebeu a Ficha Técnica acima e escreveu o seguinte texto:

O Bicho Preguiça
O bicho preguiça vive nas florestas tropicais. É um mamífero de hábitos noturnos que passa o dia dormindo pendurado nas árvores. Fica horas sem se mexer e por isso suas reações, sua digestão e até sua respiração são lentas. Se alimenta de folhas, frutos e brotos de algumas árvores e pesa no máximo 8 kg. A fêmea tem um filhote por ano e seu período de gestação é de 120 a 180 dias.
Pedro Lourenço

Agora leia a Ficha Técnica sobre o Lobo-Guará e escreva um texto informativo sobre o animal, como fez o Pedro.


Ficha Técnica
Animal: Lobo-Guará
Características:
Carnívoro
Veloz
Parece mais uma raposa do que um lobo
Peso: 30 KG
Período de gestação: 66 dias
2 a 5 filhotes
Alimentação: Pequenas cutias, pacas, aves, répteis, frutas, mel, cana-de-açúcar, peixes, moluscos e insetos
Localização: Nos campos do Centro-Oeste do Brasil
Hábitos: Noturnos
Comportamento solitário


O Lobo-Guará

________________________________________________________________ Interpretação - m ou n - enc. voc. cons. - NOME:________________________________ ATIVIDADE ESPECIAL DE PORTUGUÊS

1- TEXTO: Dinha, a minhoquinha.

Dinha, a minhoquinha, pegou sua cestinha vermelhinha e saiu pelo caminho.
Queria vender as frutinhas colhidas durante à tardinha.
Andou, sorriu, cansou e voltou com a cestinha cheia de moedinhas.
Só assim pôde comprar o seu tão sonhado vestido de rendinhas.

Responda:
A - Qual é o tipo de texto?
( ) fábula ( ) poema ( ) anúncio

B - Qual o nome da minhoquinha? ___________________________________

C- Qual a cor da cestinha? _________________________________________

D - O que ela saiu para vender? _____________________________________

2- Coloque se é “m” ou “n”

A___bulância U___bigo Bo___bo___

Pri___cesa Bri____car E___burrado

3- Circule os encontros vocálicos das palavras abaixo:

areia - mãe - piano - pião - viajar - avião - premiação

4- Circule os encontros consonantais das palavras abaixo:

braço – prato - Pedro - livro - empregada - prova - cravo - blusa


5- Separe as palavras em sílabas:
Chupeta___________________________
Chuva_____________________________
Cachorro___________________________
Fechadura__________________________

6- Escolha uma palavra acima e escreva uma frase e faça uma ilustração atrás bem bonita:
Adjetivos - verbos - substantivos Data:_______________
Aluno:_________________________________________________________

1- Pinta os adjetivos das frases abaixo:

a) As belas borboletas dançavam sobre as flores.
b) Os cadernos velhos serviram para Júlio ler as anotações de Carla.
c) O filme americano tinha muitas cenas de violência.
d) Gostei muito da macarronada italiana.

2- Completa as frases com os verbos entre parênteses no tempo indicado:

a) Os meninos____________ cedo para caminhar até a cachoeira. (acordar – passado)
b) Eu______________ o trabalho na casa de Pedro. ( levar – futuro)
c) Zeca________________ muitas figurinhas para a sua coleção. (comprar – presente)


3 – Relaciona a segunda coluna de acordo com a primeira:

substantivo primitivo substantivo derivado
( 1 ) dente ( ) goiabeira
( 2 ) pente ( ) ventania
( 3 ) cabelo ( ) floricultura
( 4 ) goiaba ( ) barbudo
( 5 ) pedra ( ) dentadura
( 6 ) vento ( ) cabeludo
( 7 ) flor ( ) penteado
( 8 ) barba ( ) pedraria




4 – Completa as frases com um dos verbos entre parênteses:

a) As árvores ______________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)
b) Amanhã, os alunos __________________ na apresentação da escola. (dançaram – dançarão)
c) Os repórteres dos telejornais ________________ hoje a noite sobre as olimpíadas. (falaram – falarão)
d) Os atores____________________ no teatro ontem uma ótima peça. (apresentaram – apresentarão)


5 – Circula os substantivos compostos:

beija-flor passatempo pé-de-moleque

avião terreno girassol

televisão Marcelo formiga


6 – Escreve 3 frases que apareçam adjetivos pátrios:





7 – Escreve frases com os verbos abaixo:

lavar –


escrever –


partir – MANCHETES DE JORNAIS E REVISTAS Aula: Manchetes de jornais e revistas


JORNAL NACIONAL (Willian Bonner): “Boa noite. Uma menina de 7 anos foi devorada por um lobo na noite de ontem”.

(Fátima Bernardes): “... mas graças à atuação de um caçador não houve uma tragédia”.

FANTÁSTICO (Glória Maria): “... que gracinha, gente, vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo...?”

BRASIL URGENTE (José Luis Datena): “... onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades?! A menina ia para casa da avózinha a pé e sozinha! Não tem transporte público! Não tem segurança! Onde estava o secretário de segurança e os engenheiros da CET? E foi devorada viva... Sim VIVA!!! Um lobo, um lobo safado, calhorda. Põe na tela ESSE ANIMAL!! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo mau. Daqui a pouco eu volto nesse caso”.

CASSETA & PLANETA (Hélio de La Pena) “Estamos aqui na floresta encantada, onde o Lenhador Gaúcho Fulano Bussunda de Tal matou o lobo e salvou a chapéuzinho ...... – e aí seu lenhador, foi dificil matar o lobo?” (Bussunda, caracterizado de lenhador): “Sabe como é seu Casseta... quando eu mostrei o tamanho do meu machado o Lobo ficou na maior fissura, duro foi ter que aguentar o bafo de onça dele, quer dizer de Lobo...”

SUPER POP: Chapéuzinho é convidada para desfilar no programa só de lingerie vermelha (Luciana Gimenez) – “ Nossa, que corpo, hein garota?! Muito bonita mesmo, até eu no lugar do Lobo não iria deixar escapar essa menina!!”

BIG BROTHER BRASIL – (Pedro Bial): “Fala meu Lobo, quem você vai eliminar hoje?” – (Lobo): “ Hoje eu vou eliminar a Chapéuzinho Vermelho, porque ela tá de complô com o Lenhador, que eu acho ao meu ver, que estão ao nível de me eliminar e isso não está fazendo bem para o ambiente da casa”.


APRENDIZ – (Roberto Justus): “Chapéuzinho, o que você foi fazer na casa da vovózinha?” – (Chapéuzinho): “Fui levar uns doces para ela”. – (Justus): “De graça? Mas você não tinha um planejamento para isso? Acho que era o marketing mais correto? Qual seria o retorno? Que tipo de postura teve seu lider? Que providências você tomaria?”

VEJA – ‘...Fulano de Tal, 23, o lenhador que retirou Chapéuzinho Vermelho da barriga do lobo tem sido considerado um herói na região’. “O lobo estava dormindo, acho que não foi tão perigoso assim” admite ele.

CLÁUDIA – “Como chegar na casa da vovózinha sem se deixar enganar pelos lobos do caminho”.

NOVA – “Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama”

MARIE-CLAIRE: “Na cama com um lobo e minha avó”, relato de quem passou por essa experiência.

JORNAL DO BRASIL: “Floresta: Garota é atacada por lobo”. Na matéria, a gente não fica sabendo onde, nem quando, nem mais detalhes.

O GLOBO: “Retirada Viva da Barriga de um Lobo” . Na matéria teraá até mapa da região. O salvamento é mais importante que o ataque.

FOLHA DE S. PAULO: Legenda da foto: “Chapéuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador”. Na matéria teremos um box com um zoológo explicando os hábitos alimentares dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapéuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador.

O ESTADO DE SÃO PAULO: “Lobo que devorou Chapéuzinho seria afiliado ao P...”

JORNAL AGORA: “Sangue e tragédia na casa da vovó” Corrija a ortografia das palavras que causam sentidos equivocados nas frases abaixo. Entregue-as escritas corretamente.

1 - Se o José não acertar que errou, não terá chance de redução em sua pena.2 - Quando minha filhinha dorme, sempre ascendo à luz abaixo da cabeceira da cama.3 - Se você acha que não encerramos o caso, vou lhe mostrar o comprimento do Bernardão.4 - Qual foi a discrição que você fez para a polícia sobre o assaltante?5 - Não devemos descriminar os pobres.6 - Todo homem honesto, com certeza, é também descente.7 - Ao invés do CD, ainda prefiro a fita-cacete.

Analisando a Estrutura da Língua PRONOMES PESSOAIS
primeira pessoa ( a que fala ) segunda pessoa ( com quem se fala ) terceira pessoa ( de quem se fala ) 47 Os pronomes pessoais referem-se mais diretamente às três pessoas do discurso ( da fala, da conversa ): - a primeira pessoa é a que fala ( o falante ); - a segunda pessoa é a que ouve ( ou com quem se fala: o ouvinte, o receptor ) - a terceira pessoa é o assunto da conversa entre a primeira e a segunda pessoa ( é a pessoa ou coisa de quem se fala ). No quadrinho acima vemos três pessoas. Elas representam as três pessoas do discurso. A palavra "eu" refere-se à primeira pessoa do discurso ( quem fala ) e está representada pelo menino que aparece no lado esquerdo do 1º quadrinho. A palavra "você" refere-se à segunda pessoa do discurso ( o ouvinte, a pessoa com quem se fala ), representada pela personagem Rosinha. A palavra "ele" refere-se à terceira pessoa do discurso ( pessoa ou coisa de quem se fala ) representada pela personagem Chico Bento. Obs.: O pronome "você" substitui o pronome "tu" ( com quem se fala, 2ª pessoa ) em muitas regiões do país.Quando usarmos o pronome "você", o verbo deverá estar na 3ª pessoa. Ex.: Você foi à praia este ano ? Se empregamos o pronome "tu", o verbo ficará na 2ª pessoa. Ex.: Tu foste à praia ontem ? Pronome é a palavra que substitui ou determina um nome, relacionando esse nome a uma das três pessoas gramaticais. A gramática apresenta três tipos de pronomes pessoais: - pessoais retos; - pessoais oblíquos; - pessoais de tratamento. Neste Caderno vamos estudar apenas os pronomes pessoais retos e oblíquos. PRONOMES PESSOAIS RETOS Singular 1ª pessoa - eu 2ª pessoa - tu 3ª pessoa - ele, ela Plural 1ª pessoa - nós 2ª pessoa - vós 3ª pessoa - eles, elas 48 Observe a frase. "Ah, meu Deus, como nós gostávamos de Lisete ! E como nós queríamos que ela não morresse ! " Você observou que a autora usou primeiro o nome de "Lisete" para identificar a personagem, depois ela substituiu o nome "Lisete" pelo pronome "ela". O objetivo da autora, ao fazer essa substituição, foi procurar não repetir. "Ela" é um pronome pessoal reto. A T I V I D A D E 15 1 - Sublinhe e copie os pronomes pessoais retos das frases abaixo. a) "Uma tarde eu estava andando pelas ruas". ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ b) "Ela já fazia parte de nossa família". ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ c) "Quando ela viu que ele a olhava". ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ d) "Eles selaram o acordo com um estreitamento maior das roupas molhadas". ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ e) "Nós perguntamos muito nervosos". ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ 2. Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras sublinhadas por um pronome pessoal reto. Veja o exemplo: "No quinto dia comecei a desconfiar que Lisete não estava bem de saúde". "No quinto dia comecei a desconfiar que ela não estava bem de saúde". 49 a) "Você sabe, mamãe, que você se parece muito com Lisete ?" ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ b) "Também de pura saudade, o outro filho olhou para mim e disse com muito carinho". ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ c) "O médico disse que não se compram macacos na rua porque às vezes estão muito doentes". ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ d) "Os dois garotos se olharam perturbados". ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ e) "Eu e meus filhos sentimos a morte de Lisete". ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ 3 - A que palavras se referem os pronomes sublinhados abaixo, retirados do texto "Lisete" ? a) "Vou tentar salvar a vida de Lisete, mas ela tem que passar a noite no hospital". Ela refere-se a: ________________________________________ b) "Obrigada, meu filho - foi isso que eu disse a ele e dei-lhe um beijo no rosto." Ele refere-se a: ________________________________________ 4 - Reescreva as frases, mudando o pronome da 1ª pessoa do singular ( eu ), para o de 3ª pessoa do singular ( ele ou ela ), fazendo as alterações necessárias. a) "Eu disse que tinha certeza que sim, e que, mesmo morta, Lisete continuaria linda". ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ b) "Eu então dei um nó bem no meio da alça". ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ c) "Foi mais ou menos assim que eu vi esse primeiro encontro dos dois". ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ d) "Eu que de longe vinha perdido (...)" 50 ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ e) "Uma tarde eu estava andando pelas ruas para comprar presentes de Natal". ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS Até agora você conheceu os pronomes pessoais retos, agora, você conhecerá os pronomes pessoais oblíquos. Observe: (a) "O cachorrinho engraçadinho recebia as visitas com grande efusão. Mordia-as de brincadeira nas pernas e nos braços (...)" (b) "Obrigada, meu filho - foi isso que eu disse a ele e dei-lhe um beijo no rosto". Nesses dois exemplos aparecem os pronomes "as" e "lhe" , substituindo nomes. No exemplo (a), o pronome "as" está substituindo o termo visitas e completanto o sentido do verbo "morder". No exemplo (b), o pronome "lhe" está substituindo o nome do filho e completando o sentido do verbo "dar". As palavras "as" e "lhe" são pronomes pessoais oblíquos. A função delas na frase é substituir o nome ao qual se referem, completanto o sentido do verbo. Além desses dois, existem outros, conforme você vai observar no quadro abaixo. PRONOMES PESSOAIS DO CASO OBLÍQUO SINGULAR PLURAL 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoa me, mim, comigo te, ti, contigo se, si, consigo, o, a, lhe 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoa nos, conosco vos, convosco se, si, consigo os, as, lhes A T I V I D A D E 16 51 1 - Sublinhe os pronomes oblíquos das frases retiradas dos textos lidos neste módulo. a) "Deram-lhe coleira, casaquinho, osso artificial para brincar, puseram-lhe nome, compraram-lhe biscoito". ______________________________________________________________ b) "Quando a conheci, sendo ainda garoto e já sensibilíssimo ao charme feminino (...)" ______________________________________________________________ c) "Ah, quem me dera ter lá nascido !" ______________________________________________________________ d) "Descobrimos, então, que ela nos amava muito (...)" ______________________________________________________________ e) “Ela, desajeitada, abriu o guarda-chuva e preparou-se para enfrentar a água (...) ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ 2- A que palavra estão se referindo os pronomes sublinhados nas frases abaixo ? a) "E veio o cachorrinho, muito engraçadinho. Todos o cercavam, encantadíssimos"." O" refere-se a: __________________________________________ b) “Ai compreendemos que Lisete já estava muito doente quando eu a comprei”. "A" refere-se a: __________________________________________ c) “Enrolei Lisete num guardanapo e fomos de táxi correndo para um hospital de bichos. Lá deram-lhe imediatamente uma injeção...”lhe” refere-se a: ________________________________________________ 3 - Leia o texto.

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