Blog da Marlizinha

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Diálogo

Ensine seus alunos a separar as falas do diálogo em narrador e personagens, usando parágrafos e travessões. Leia o texto para eles de forma correta, para que saibam qual personagem está falando. Faça vozes diferentes, eles captarão logo. Peça para que escrevam a lápis o diálogo e, enquanto escrevem, verifique. Se algum aluno não entendeu ainda, explique individualmente.

TEXTO:

Segunda-feira, Maria vestiu seu vestido novo e disse para sua mãe, mãe, eu ainda estou com frio, filha, você vestiu pouca roupa de frio, calce meias. Quais meias, as brancas, mas mãe, a brancas estão furadas, então calce as azuis que você ganhou de sua madrinha, depois disso ela ficou aquecida e foi brincar com seu coelhinho.

(Reforce, inventando outros textos)

Como resumir texto


1. Ler todo o texto.

2. Reler, sublinhando frases ou palavras importantes.

3. Identificar as idéias principais e essenciais, apenas a informação central..

Observar:

. De quem se fala.

. O que se fala.

. Quais os exemplos.

. Se há idéias contrárias.

. O que dizem essas idéias.

. O tempo.

. O lugar.

. As características das pessoas

. As causas, etc.)

4. Excluir informações adicionais de menor importância e detalhes de pouca significação.

5. Não escrever diálogos, descrições detalhadas, cenas ou personagens secundárias.

Somente personagens, ambientes e ações mais importantes.

6. Registrar apenas o que o autor escreveu, com palavras suas, sem comentar as idéias.

Sem usar expressões como "segundo o autor", "o autor afirmou que".

7. Resumir de cada parágrafo, porque cada um encerra uma idéia diferente.

8. Ler os parágrafos resumidos e observar se todas as partes estão bem ligadas e formam um todo.

9. Observar as palavras que fazem a ligação entre as diferentes idéias do texto:

"por causa de", "assim sendo", "além do mais", "pois", "em decorrência de", "por

outro lado", "da mesma forma".

10.O resumo não deve ultrapassar 20% da extensão do texto original, no máximo a metade do texto.

11.O resumo tem três partes: (Podem ser escritas num único parágrafo)

Introdução: Frase que introduz o assunto e resume tudo que será falado.

Desenvolvimento: Resumo das idéias principais, ligeiramente comentadas.

Conclusão: Frase que sintetiza tudo.

Um presente muito especial

João não via a hora que chegasse seu aniversário, no inicio do mês de agosto. Contava os dias, as horas e os minutos, pois sabia que ganharia um jogo eletrônico, pelo qual esperava com tanta ansiedade.

O tempo passou lentamente, mas finalmente chegou o dia tão esperado. Ao acordar, olhou para o lado e junto à sua cama estava o brinquedo de seus sonhos.

Súbito saltou da cama, deu pulos de alegria e correu para chamar o irmão e mostrar-lhe seu presente. Seus olhos brilhavam de satisfação quando, juntamente com o irmãozinho, começou a brincar.

Durante toda a tarde não saíram de perto do novo brinquedo. Foi só quando já estava quase escurecendo que lembraram de convidar um amigo de João, o qual morava no mesmo prédio, para brincar com eles.

Assim que telefonou para o amigo, ele correu para o apartamento e os três brincaram até a hora do jantar.

RESUMO:

João aguardava ansiosamente pelo dia do seu aniversário, no inicio do mês de agosto, pois ganharia um jogo eletrônico. Ao acordar, nesse dia, encontrou o presente. Foi correndo mostrá-lo a seu irmão, com o qual brincou durante toda a tarde. Lembrou-se de telefonar para um amigo que morava no mesmo prédio. chamando-o para brincar também. Os três se divertiram muito com o jogo até a hora do jantar.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE:

Resumir o texto abaixo:

TRAUMA SUPERADO


Era uma vez uma pata que não queria mais ter filhos para não engordar. Decidiu chocar seus três ovos numa chocadeira comunitária. Dois patinhos nasceram bonitos, muito vistosos. O último nasceu feio, raquítico, porque faltou energia elétrica na sua hora de nascer. Quase morreu, coitado! Deram-lhe o nome de Patinho Feio.

Depois de uma semana do nascimento, mamãe pata foi à piscina do Piquiri Country Clube com seus jovens filhos. Todos muito felizes no primeiro banho, pularam do trampolim. Patinho Feio quase morreu afogado, pois era muito magro e suas penas escassas. Seus irmãos e sua mãe, envergonhados e com mania de grandeza, ignoraram o fato. Por sorte o pobrezinho encontrou uma bóia e saiu do perigo. Enquanto isso, mamãe pata bronzeava suas penas ao sol tomando Sprit gelada e seus irmãos tomando Coca-cola e comendo X salada.Patinho Feio reclamou de fome e sede, mas só recebeu Q. Suco e Miliopã.

Numa manhã, Mamãe pata foi ao shopin center de Umuarama comprar óculos de sol para si, “walkman” para seus dois belos filhos e sandálias havaianas para Patinho Feio. Todos que o viram o acharam horrível. Um grupo de patos funks deram-lhe golpes de karatê na cabeça. Sua mãe nem tentou defendê-lo. Teve que fugir para não morrer.

O tempo foi passando... tudo piorava. O patinho tornou-se um adolescente revoltado. Cansado com tanta discriminação, decidiu tirar passaporte . Sem dinheiro, escondeu-se no porão de um navio e viajou para os Estados Unidos da América. Durante a viagem, passou muita fome. Para comer tinha que roubar comida.

Nos Estados Unidos arrumou emprego de garção e aperfeiçoou-se em natação. Ficou adulto, forte, com belas plumas. Tratou-se por um ano com um analista e teve seu trauma quase superado, pois ainda não tinha coragem para se olhar num espelho. Ganhou uma quantia milionária num cassino de Las Vegas e voltou para o Brasil.

Aqui chegando, retornou à piscina onde nadou quando criança. Olhou para a água e viu um cisne muito belo. Era sua imagem refletida na água. Nesse instante curou-se completamente do trauma. Seu complexo de inferioridade terminou.

Agora é um executivo famoso de uma empresa multinacional. Tem mansão, piscina de hidromassagem, BMW, esposa e belos filhos. Realizou todos os seus sonhos, dizem que ele tem até um clube particular.

Discurso direto e indireto


01- Discurso direto - Reproduz a fala das personagens. O próprio

personagem fala. Antes fala do personagem existe um travessão.
Pode ser organizado de duas maneiras:
a- Explica-se quem vai falar. A frase termina por dois-pontos (:). Abre-se então um novo parágrafo para nele colocar o travessão, seguido da fala do personagem. Exemplo:

O Asno e o Velho Pastor

Um Pastor observava tranqüilo seu Asno pastando em uma verde pradaria. De repente, ouviu ao longe os gritos do inimigo que se aproximava. Ele rogou ao animal para que corresse com ele na garupa, o mais rápido que pudesse, a fim de que não fossem ambos capturados. Falou, com calma, o Asno:
- Por que eu deveria temer o inimigo? Você acha provável que o conquistador coloque em mim, além dos dois cestos de carga que carrego, outros dois?
Respondeu o Pastor:
- Não.
Disse o animal:
- Então, contanto que eu carregue os dois cestos que já possuo, que diferença faz
a quem estou servindo?

b- Registra-se, depois de posto o travessão, a fala do personagem. Na mesma linha coloca-se um outro travessão e, em seguida, a frase pela qual o narrador explica quem está dizendo aquilo (iniciada por letra minúscula). Exemplo:

O Asno e o Velho Pastor

Um Pastor observava tranqüilo seu Asno pastando em uma verde pradaria. De repente, ouviu ao longe os gritos do inimigo que se aproximava. Ele rogou ao animal para que corresse com ele na garupa, o mais rápido que pudesse, a fim de que não fossem ambos capturados.
- Por que eu deveria temer o inimigo? Você acha provável que o conquistador coloque em mim, além dos dois cestos de carga que carrego, outros dois? – falou com calma o Asno.
- Não - respondeu o Pastor.
- Então - disse o animal - contanto que eu carregue os dois cestos que já possuo,
que diferença faz a quem estou servindo?

Verbos que introduzem a fala, ou explicam quem está afirmando depois do travessão:
falar, perguntar, responder, indagar, replicar, argumentar, pedir, implorar, comentar, afirmar, acrescentar, concordar, consentir, contestar, continuar, declarar, determinar, dizer, esclarecer, exclamar, explicar, gritar, indagar, insistir, interrogar, interromper, intervir, mandar, ordenar, prosseguir, protestar, reclamar, repetir, retrucar, solicitar.

Mário Quintana

VELHA HISTÓRIA
Mário Quintana


Era uma vez um homem que estava pescando. Até que apanhou um peixinho! Mas o peixinho era tão pequenino e inocente, e tinha um azulado tão indescritível nas escamas, que o homem ficou com pena. E retirou cuidadosamente o anzol e pincelou com iodo a garganta do coitado. Depois guardou-o no bolso traseiro das calças, para que o animalzinho sarasse no quente. E desde então ficaram inseparáveis. Aonde o homem ia, o peixinho o acompanhava, a trote, que nem um cachorrinho. Pelas calçadas. Pelos elevadores. Pelos cafés. Como era tocante vê-los no “171” – o homem, grave, de preto, com uma das mãos segurando a xícara de fumegante moca, com a outra lendo o jornal, com a outra fumando, com a outra cuidando do peixinho, enquanto este, silencioso e levemente melancólico, tomava laranjada por um canudinho especial.

Ora, um dia o homem e o peixinho passeavam à margem do rio onde o segundo dos dois fora pescado. E eis que os olhos do primeiro se encheram de lágrimas. E disse o home ao peixinho:

“Não, não me assiste o direito de te guardar comigo. Por que roubar-te por mais tempo ao carinho do teu pai, da tua mãe, dos teus irmãozinhos, da tua tia solteira? Não, não e não! Volta para o seio da tua família. E viva eu cá na terra sempre triste!...”

Dito isto, verteu copioso pranto e, desviando o rosto, atirou o peixinho na água. E a água fez um redemoinho, que foi depois serenando, serenando... até que o peixinho morreu afogado.

ATIVIDADES:

1- Leitura do texto:

2- Identificar no texto:

Personagem principal;

Personagem secundária;

Características do homem;

Características do peixinho;

Espaço;

Narrador;

3- Responda:

Por que o texto foi escrito em narrativa linear?

Por que o peixinho morreu afogado?

4- Cite exemplos de animais que morrem quando saem de seu habitat natural.

5- Qual a mensagem do texto?

Mário de Andrade











A SERRA DO ROLA-MOÇA

A serra do Rola-Moça
Não tinha esse nome não.

Eles eram do outro lado,
Vieram na vila casar.
E atravessaram a serra.
O noivo com a noiva dele,
Cada qual no seu cavalo.

Antes que chegasse a noite,
Se lembraram de voltar...
Disseram adeus pra todos
E se puseram de novo
Pelos atalhos da serra,
Cada qual no seu cavalo.

Os dois estavam felizes,
Na altura tudo era paz...
Pelos caminhos estreitos
Ele na frente, ela atrás.
E riam! Como eles riam!
Riam até sem razão...

A serra do Rola-Moça
Não tinha esse nome não.

As tribos rubras da tarde
Rapidamente fugiam
E apressadas se escondiam
Lá embaixo no socavões,
Temendo a noite que vinha.

Porém os dois continuavam
Cada qual no seu cavalo,
E riam. Como eles riam!
E os risos também casavam

Com as risadas dos cascalhos,
Que pulando levianinhos
Da vereda se soltavam
Buscando o despenhadeiro.

Ah, Fortuna inviolável!
O casco pisara em falso.
Dão noiva e cavalo um salto
Precipitados no abismo.
Nem o baque se escutou.
Faz um silêncio de morte.

Na altura tudo era paz...
Chicoteando seu cavalo,
No vão do despenhadeiro
O noivo se despenhou.

E a serra do Rola-Moça
Rola-Moça se chamou.


ESTUDO DO TEXTO:

QUAIS AS PALAVRAS EMPREGADAS NO TEXTO COM O SENTIDO DE:

desvio ou caminho mais curto fora da estrada comum?

ruído de um corpo ao cair?

pequeno calhau, pedrinha?

abismo, precipício?

precipitar-se, cair de grande altura?

destino, sorte, fado?

leve, de pouco peso?

vermelho, vivo, cor de sangue?

cadeia de montanha com muitos picos e quebradas?

esconderijo, gruta, grande socava?

grupo de pessoas que têm a mesma língua, os mesmos costumes, as mesmas tradições?

atalho, caminho estreito?

BUSQUE NO POEMA OS VERSOS EM QUE O VERBO CASAR SIGNIFICA:

unir-se pelo matrimônio.

combinar, estar conforme, conformar-se.


COMPLETE, OBSERVE O EXEMPLO:

Que não pode ser violado

inviolável

Que não pode ser perdoado

Que não pode ser pago

Que não pode ser apagado

Que não pode ser controlado

Que não pode ser adiado

Que não pode ser saciado

Que não pode ser curado

Que não pode ser domado

Que não pode ser cansado

Que não pode ser estimado

Que não pode ser penetrado

Que não pode ser tratado

Que não pode ser imitado

o- Que não pode ser aplacado

p- Que não pode ser pesado

Que não pode ser pesado

Que não pode ser medido

PESQUISE NO DICIONÁRIO E NO TEXTO SENTIDO DAS PALAVRAS E EXPRESSÕES:

E puseram-se de novo / Pelos atalhos da serra.

b) Temendoa noite que vinha.

E os rios também casavam / Com as risadas dos cascalhos.

E os rios também casavam / Com as risadas dos cascalhos.

Que pulando levianinho / Da vereda se soltavam.

Buscando o despenhadeiro.

Ah! Fortuna inviolável!

Nem o baque se escutou.

Faz um silêncio de morte.

No vão do despenhadeiro / O noivo se despenhou.


RESPONDA:

A que se refere o poeta com o verso As tribos rubras da tarde?

Explique como morreu cada um dos noivos e porque “a Serra do Rola-Moça Rola-Moça se chamou”.

d- Quantos versos tem o poema e em quantas estrofes estão distribuídos?

e- Dá-se o nome de “refrão” ao verso ou grupo de verso repetido após as estrofes. Qual o refrão de A Serra do Rola-Moça?

Por que o poeta diz várias vezes no texto que os noivos riam, riam até se razão?

que hora se desenvolve a cena? Esse momento pode ter tido alguma influência nos acontecimentos? Por quê?

A natureza participava da alegria dos noivos. Prove citando um verso.

Porque os noivos estavam naquele local?

Pode-se dizer que os noivos passavam por local seguro? Por quê? Cite um verso que se refira especificamente ao caminho que eles trilhavam.

O que o poeta quis dizer com o verso: Ah. Fortuna inviolável!

Como você explica a atitude do noivo ante a tragédia?

Que atitude você acha que ele deveria ter tomado?

Por que eles caminhavam um na frente e outro atrás?


COMPLETE CONFORME O EXEMPLO:

É melhor que eles não viajem à noite. (verbo viajar)

Eles fizeram sua viagem à noite. (substantivo viagem)

Como foi de via...em?

Se vocês via...assem pela manhã , seria melhor.

Boa via...em!

f- As via...ens à noite são sempre difíceis.

g- Quero que você via...e a cavalo.

Cuidado com a serra! São perigosas as via...ens noturnas.

Pretendes que via...emos sozinhos?

PASSE PARA O SENTIDO NEGATIVO COMO NO EXEMPLO:

O noivo conhecia os perigos do caminho.

O noivo desconhecia os perigos do caminho.

A noiva apareceu.

Todos o julgavam honesto.

Os noivos pareciam contentes.

Por tudo o que você me fez, eu o prezo.

Os lábios da noiva estavam corados.

Para mim, isso é uma honra.

Essas recomendações são necessárias.


IDENTIFIQUE A INTRODUÇÃO E O DESFECHO DO POEMA:


RESPONDA:

Com que finalidade Mário de Andrade escreveu o poema?

O enredo é dividido em duas partes. Que título você daria para:

- 1ª parte do enredo:

- 2ª parte do enredo:

FAÇA A CORRESPONDÊNCIA INDICANDO A ESTROFE EM QUE CADA NOTÍCIA SE ENCONTRA:

Os dois cavalgavam pelos atalhos da serra.

Havia grande tranqüilidade no alto da serra.

As nuvens avermelhadas estavam desaparecendo.

Os cascalhos soltos rolavam despenhadeiro abaixo.

( ) 3ª estrofe

( ) 5ª estrofe

( ) 2ª estrofe

( ) 4ª estrofe


UNA OS VOCÁBULOS GRIFADOS A SEUS SIGNIFICADOS:

Ah, Fortuna inviolável.

As nuvens se escondiam nos socavões.

O noivo se despenhou no vão do despenhadeiro.

Os cascalhos pulavam levianinhos.

Os cascalhos se soltavam da vereda.

Nem o baque se escutou.

( ) muito leves

( ) caminho

( ) tombo

( ) precipitou

( ) destino

( ) buracos

VAMOS UNIR OS VOCÁBULOS GRIFADOS A SEUS SIGNIFICADOS:

(a) serra

(b)casar

(c) fortuna

(d) razão

(e) estreito

f) salto

( ) riqueza

( ) montanha

( ) motivo

( ) catarata

( ) combinar

( ) apertado


EXPLIQUE DE OUTRO MODO A MESMA NOTÍCIA:

Os cascalhos se soltavam da vereda buscando o despenhadeiro.

As nuvens se escondiam temendo a noite que vinha.

Eles foram acidentados indo para casa.

É trabalhando que se vence na vida.

Fugindo é que eles não resolverão seus problemas.


SUBLINHE O PREDICADO NAS SEGUINTES ORAÇÕES:

A Serra não tinha esse nome.

Eles vieram para a vila.

Os dois estavam felizes.

Riam até sem razão.

Os cascalhos pulavam levianinhos.



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