Blog da Marlizinha

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Males da humanidade

FOFOCA, CALÚNIA, DIFAMAÇÃO E MENTIRA


1 – FOFOCA: (intriga, mexerico, bisbilhotice).

Quão lamentável, mas este mal É o “disse que me disse”, que tem levados muitos a servirem aos propósitos maléficos. Vigie o vosso falar, para que não incorram no erro e sejam considerados por todos como fofoqueiros e indignos de confiança.

2 – CALÚNIA: (Falsa imputação (a alguém) de um fato definido como crime. Mentira, falsidade, invenção.)

Infelizmente esta prática é relativamente comum, frutificando a desarmonia e uma série de conseqüência. Se tens alguma queixa contra outrem, seja espiritual e procure a pessoa, numa conversa franca e ungida resolva as pendências.


3 – DIFAMAÇÃO: (Tirar a boa fama ou o crédito a; desacreditar publicamente; Falar mal)

O ato de difamar é visível entre pessoas. A satisfação de muitos é observar a vida alheia e destacar os erros, é prazeroso para estes falar da vida do próximo. Tudo é motivo para apontar e falar. Estes semeiam a discórdia.


4 – MENTIRA: (Mentir é afirmar coisa que sabe ser contrária à verdade)

A mentira está muito atuante entre as pessoas. A sociedade atual tem a mentira como uma necessidade no dia-a-dia. Jamais devemos compactuar com a mentira. Nossa palavra deve ser sempre verdadeira, esta condição se aplica em todos os aspectos da vida; seja profissional, pessoal e ou religioso.


.Elias R. de Oliveira

http://www.vivos.com.br/index.htm

“A fofoca é o mais desprezível dos vícios; pois, por não poder influenciar o espírito e o caráter dos sábios, rasteja como uma serpente venenosa e refugia-se na alma dos fracos, tolos e ociosos”

(Gutemberg B. de Macedo)

O GALO E A RAPOSA



Fugindo as Galinhas e o Galo de uma Raposa, subiram na árvore. Como a Raposa não poderia fazer-lhes mal lá de baixo, cautelosamente disse ao galo: Vocês podem descer tranqüilamente, que agora decidiu-se fazer a paz universal entre todas as aves e animais; portanto, desçam aqui para festejarmos juntos este dia! O galo entendeu logo tratar-se de uma mentira; mas com dissimulação respondeu:- Esta novidade por certo é ótima e alegre, mas estou vendo três Cães chegando; vamos esperar por eles e então desceremos para comemorarmos todos juntos. Porém a Raposa, sem mais esperar, deu meia volta dizendo:- Bem, eu temo que eles ainda não saibam das novidades e me matem. E assim a Raposa foi embora bem depressa e as Galinhas e o Galo ficaram seguros.

Fábula de Esopo

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial