Blog da Marlizinha

sábado, 29 de maio de 2010

Funções sintácticas — sujeito e predicado

1. Sublinha a azul o sujeito das frases e a outra cor o seu predicado.


O Filho do Céu invejava o velho pintor.
O Mestre tinha dado uma lição ao seu discípulo.
O imperador vivia num palácio.
Ling caiu.
Os soldados obedeceram ao seu chefe.
Os guardas trancaram os prisioneiros na cela.
O Reino de Han pertencia ao Mestre Celeste.
Os soldados foram lá.
O Mestre dissera a verdade ao imperador.
O imperador e os cortesãos viram aquele mar de jade?
Ling pôs aí os pincéis.
Wang-Fô terá morrido?

Tipos e formas de frase

Tipos e formas de frase

Tipos e formas de frase


1. Classifica quanto ao tipo e quanto à forma as frases que se seguem.

  1. O pai chamou os sete filhos.

___________________________________

  1. Eu não vou durar muito.

____________________________________

  1. Parte esse vime.

___________________________________

  1. Não podes?

___________________________________

  1. Eu é que vou à frente.

___________________________________

  1. Mas não conseguiu.
__________________________________

Atividade - sujeito

1. Na frase “Acabei de me mudar”, o sujeito não está explícito. Que palavra poderia ser colocada antes do verbo?
2. Qual o sujeito da oração “ E já que nos conhecemos...”
3. “ E já que nos conhecemos...” Escreva no caderno uma ou mais orações que poderia completar o enunciado .

4. Encontre o sujeito das frases abaixo:
a) Por detrás das nuvens surgiu a lua cheia.
b) Saímos, meu companheiro e eu, em busca de aventuras.
c) Nada trouxeram meus tios de sua viagem.
d) Estava o nobre cavaleiro pronto para a glória das batalhas.

5. Dê exemplo de:
a) Frase nominal.
b) Frase verbal.
c) Oração absoluta.
d) Período simples
e) Período composto.

A galinha põe
O vaidoso antepõe
O agricultor apõe
O músico compõe
O teimoso contrapõe
O químico decompõe
A testemunha depõe
O industrial expõe
O Estado impõe
O atrevido interpõe
O artista justapõe
O preguiçoso pospõe
O arrependido repõe
O orgulhoso sobrepõe
O caluniador supõe
O ladrão transpõe
E Deus dispõe

(Revista Boa Nova - Portugal)

Sugestão de atividade:
  1. Trabalhar os sinônimos dos verbos mais difíceis
  2. Reescrever o poema no plural
  3. Identificar sujeito e predicado

Diálogo

Ensine seus alunos a separar as falas do diálogo em narrador e personagens, usando parágrafos e travessões. Leia o texto para eles de forma correta, para que saibam qual personagem está falando. Faça vozes diferentes, eles captarão logo. Peça para que escrevam a lápis o diálogo e, enquanto escrevem, verifique. Se algum aluno não entendeu ainda, explique individualmente.

TEXTO

Segunda-feira, Maria vestiu seu vestido novo e disse para sua mãe, mãe, eu ainda estou com frio, filha, você vestiu pouca roupa de frio, calce meias. Quais meias, as brancas, mas mãe, a brancas estão furadas, então calce as azuis que você ganhou de sua madrinha, depois disso ela ficou aquecida e foi brincar com seu coelhinho.

(Reforce, inventando outros textos)

Discurso direto e indireto


01- Discurso direto - Reproduz a fala das personagens. O próprio

personagem fala. Antes fala do personagem existe um travessão.
Pode ser organizado de duas maneiras:
a- Explica-se quem vai falar. A frase termina por dois-pontos (:). Abre-se então um novo parágrafo para nele colocar o travessão, seguido da fala do personagem. Exemplo:

O Asno e o Velho Pastor

Um Pastor observava tranqüilo seu Asno pastando em uma verde pradaria. De repente, ouviu ao longe os gritos do inimigo que se aproximava. Ele rogou ao animal para que corresse com ele na garupa, o mais rápido que pudesse, a fim de que não fossem ambos capturados. Falou, com calma, o Asno:
- Por que eu deveria temer o inimigo? Você acha provável que o conquistador coloque em mim, além dos dois cestos de carga que carrego, outros dois?
Respondeu o Pastor:
- Não.
Disse o animal:
- Então, contanto que eu carregue os dois cestos que já possuo, que diferença faz
a quem estou servindo?

b- Registra-se, depois de posto o travessão, a fala do personagem. Na mesma linha coloca-se um outro travessão e, em seguida, a frase pela qual o narrador explica quem está dizendo aquilo (iniciada por letra minúscula). Exemplo:

O Asno e o Velho Pastor

Um Pastor observava tranqüilo seu Asno pastando em uma verde pradaria. De repente, ouviu ao longe os gritos do inimigo que se aproximava. Ele rogou ao animal para que corresse com ele na garupa, o mais rápido que pudesse, a fim de que não fossem ambos capturados.
- Por que eu deveria temer o inimigo? Você acha provável que o conquistador coloque em mim, além dos dois cestos de carga que carrego, outros dois? – falou com calma o Asno.
- Não - respondeu o Pastor.
- Então - disse o animal - contanto que eu carregue os dois cestos que já possuo,
que diferença faz a quem estou servindo?

Verbos que introduzem a fala, ou explicam quem está afirmando depois do travessão:
falar, perguntar, responder, indagar, replicar, argumentar, pedir, implorar, comentar, afirmar, acrescentar, concordar, consentir, contestar, continuar, declarar, determinar, dizer, esclarecer, exclamar, explicar, gritar, indagar, insistir, interrogar, interromper, intervir, mandar, ordenar, prosseguir, protestar, reclamar, repetir, retrucar, solicitar.


2- Discurso indireto: O narador conta com suas próprias palavras o que o personagem diria. Funciona como testemunha auditiva e passa para o leitor o que ouviu da personagem. Os verbos aparecem na 3ª pessoa do singular.
Exemplo:

O Asno e o Velho Pastor

Um Pastor observava tranqüilo seu Asno pastando em uma verde pradaria. De repente, ouviu ao longe os gritos do inimigo que se aproximava. Ele rogou ao animal para que corresse com ele na garupa, o mais rápido que pudesse, a fim de que não fossem ambos capturados.
O Asno perguntou ao Pastor com calma, por que ele deveria temer o inimigo e se ele não achava provável que o conquistador colocasse nele, além dos dois cestos de carga que carregava, mais outros dois.
O Pastor respondeu que não.
Então o animal disse que não faria diferença a quem estava servindo, contanto que
ele carregasse os dois cestos que já possuía.


Mário de Andrade











A SERRA DO ROLA-MOÇA

A serra do Rola-Moça
Não tinha esse nome não.

Eles eram do outro lado,
Vieram na vila casar.
E atravessaram a serra.
O noivo com a noiva dele,
Cada qual no seu cavalo.

Antes que chegasse a noite,
Se lembraram de voltar...
Disseram adeus pra todos
E se puseram de novo
Pelos atalhos da serra,
Cada qual no seu cavalo.

Os dois estavam felizes,
Na altura tudo era paz...
Pelos caminhos estreitos
Ele na frente, ela atrás.
E riam! Como eles riam!
Riam até sem razão...

A serra do Rola-Moça
Não tinha esse nome não.

As tribos rubras da tarde
Rapidamente fugiam
E apressadas se escondiam
Lá embaixo no socavões,
Temendo a noite que vinha.

Porém os dois continuavam
Cada qual no seu cavalo,
E riam. Como eles riam!
E os risos também casavam

Com as risadas dos cascalhos,
Que pulando levianinhos
Da vereda se soltavam
Buscando o despenhadeiro.

Ah, Fortuna inviolável!
O casco pisara em falso.
Dão noiva e cavalo um salto
Precipitados no abismo.
Nem o baque se escutou.
Faz um silêncio de morte.

Na altura tudo era paz...
Chicoteando seu cavalo,
No vão do despenhadeiro
O noivo se despenhou.

E a serra do Rola-Moça
Rola-Moça se chamou.


ESTUDO DO TEXTO:

QUAIS AS PALAVRAS EMPREGADAS NO TEXTO COM O SENTIDO DE:

desvio ou caminho mais curto fora da estrada comum?

ruído de um corpo ao cair?

pequeno calhau, pedrinha?

abismo, precipício?

precipitar-se, cair de grande altura?

destino, sorte, fado?

leve, de pouco peso?

vermelho, vivo, cor de sangue?

cadeia de montanha com muitos picos e quebradas?

esconderijo, gruta, grande socava?

grupo de pessoas que têm a mesma língua, os mesmos costumes, as mesmas tradições?

atalho, caminho estreito?

BUSQUE NO POEMA OS VERSOS EM QUE O VERBO CASAR SIGNIFICA:

unir-se pelo matrimônio.

combinar, estar conforme, conformar-se.


COMPLETE, OBSERVE O EXEMPLO:

Que não pode ser violado

inviolável

Que não pode ser perdoado

Que não pode ser pago

Que não pode ser apagado

Que não pode ser controlado

Que não pode ser adiado

Que não pode ser saciado

Que não pode ser curado

Que não pode ser domado

Que não pode ser cansado

Que não pode ser estimado

Que não pode ser penetrado

Que não pode ser tratado

Que não pode ser imitado

o- Que não pode ser aplacado

p- Que não pode ser pesado

Que não pode ser pesado

Que não pode ser medido

PESQUISE NO DICIONÁRIO E NO TEXTO SENTIDO DAS PALAVRAS E EXPRESSÕES:

E puseram-se de novo / Pelos atalhos da serra.

b) Temendoa noite que vinha.

E os rios também casavam / Com as risadas dos cascalhos.

E os rios também casavam / Com as risadas dos cascalhos.

Que pulando levianinho / Da vereda se soltavam.

Buscando o despenhadeiro.

Ah! Fortuna inviolável!

Nem o baque se escutou.

Faz um silêncio de morte.

No vão do despenhadeiro / O noivo se despenhou.


RESPONDA:

A que se refere o poeta com o verso As tribos rubras da tarde?

Explique como morreu cada um dos noivos e porque “a Serra do Rola-Moça Rola-Moça se chamou”.

d- Quantos versos tem o poema e em quantas estrofes estão distribuídos?

e- Dá-se o nome de “refrão” ao verso ou grupo de verso repetido após as estrofes. Qual o refrão de A Serra do Rola-Moça?

Por que o poeta diz várias vezes no texto que os noivos riam, riam até se razão?

que hora se desenvolve a cena? Esse momento pode ter tido alguma influência nos acontecimentos? Por quê?

A natureza participava da alegria dos noivos. Prove citando um verso.

Porque os noivos estavam naquele local?

Pode-se dizer que os noivos passavam por local seguro? Por quê? Cite um verso que se refira especificamente ao caminho que eles trilhavam.

O que o poeta quis dizer com o verso: Ah. Fortuna inviolável!

Como você explica a atitude do noivo ante a tragédia?

Que atitude você acha que ele deveria ter tomado?

Por que eles caminhavam um na frente e outro atrás?


COMPLETE CONFORME O EXEMPLO:

É melhor que eles não viajem à noite. (verbo viajar)

Eles fizeram sua viagem à noite. (substantivo viagem)

Como foi de via...em?

Se vocês via...assem pela manhã , seria melhor.

Boa via...em!

f- As via...ens à noite são sempre difíceis.

g- Quero que você via...e a cavalo.

Cuidado com a serra! São perigosas as via...ens noturnas.

Pretendes que via...emos sozinhos?

PASSE PARA O SENTIDO NEGATIVO COMO NO EXEMPLO:

O noivo conhecia os perigos do caminho.

O noivo desconhecia os perigos do caminho.

A noiva apareceu.

Todos o julgavam honesto.

Os noivos pareciam contentes.

Por tudo o que você me fez, eu o prezo.

Os lábios da noiva estavam corados.

Para mim, isso é uma honra.

Essas recomendações são necessárias.


IDENTIFIQUE A INTRODUÇÃO E O DESFECHO DO POEMA:


RESPONDA:

Com que finalidade Mário de Andrade escreveu o poema?

O enredo é dividido em duas partes. Que título você daria para:

- 1ª parte do enredo:

- 2ª parte do enredo:

FAÇA A CORRESPONDÊNCIA INDICANDO A ESTROFE EM QUE CADA NOTÍCIA SE ENCONTRA:

Os dois cavalgavam pelos atalhos da serra.

Havia grande tranqüilidade no alto da serra.

As nuvens avermelhadas estavam desaparecendo.

Os cascalhos soltos rolavam despenhadeiro abaixo.

( ) 3ª estrofe

( ) 5ª estrofe

( ) 2ª estrofe

( ) 4ª estrofe


UNA OS VOCÁBULOS GRIFADOS A SEUS SIGNIFICADOS:

Ah, Fortuna inviolável.

As nuvens se escondiam nos socavões.

O noivo se despenhou no vão do despenhadeiro.

Os cascalhos pulavam levianinhos.

Os cascalhos se soltavam da vereda.

Nem o baque se escutou.

( ) muito leves

( ) caminho

( ) tombo

( ) precipitou

( ) destino

( ) buracos

VAMOS UNIR OS VOCÁBULOS GRIFADOS A SEUS SIGNIFICADOS:

(a) serra

(b)casar

(c) fortuna

(d) razão

(e) estreito

f) salto

( ) riqueza

( ) montanha

( ) motivo

( ) catarata

( ) combinar

( ) apertado


EXPLIQUE DE OUTRO MODO A MESMA NOTÍCIA:

Os cascalhos se soltavam da vereda buscando o despenhadeiro.

As nuvens se escondiam temendo a noite que vinha.

Eles foram acidentados indo para casa.

É trabalhando que se vence na vida.

Fugindo é que eles não resolverão seus problemas.


SUBLINHE O PREDICADO NAS SEGUINTES ORAÇÕES:

A Serra não tinha esse nome.

Eles vieram para a vila.

Os dois estavam felizes.

Riam até sem razão.

Os cascalhos pulavam levianinhos.

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