Leitura :Justino, o retirante de Odette de Barros Mott e obra Retirantes de Portinari
Orientação didática:
(Portinari representa o povo nordestino. Mostra a necessidade que o povo tem em abandonar sua terra em busca de uma vida melhor em outro lugar. Pode ser visto também como uma representação da migração, que é o processo de mobilização espacial de um grupo de pessoas que se deslocam. Que vão buscar em outras terras condições de vida, trabalho, estudo, felicidades e dignidade.
Fonte: http://erafonso.blogspot.com/2009/08/os-retirentes-portinari.html)

Eles mostram na pintura e na literatura, a vida de muitos brasileiros.
Por que essas pessoas abandonam o campo e vão para as grandes cidades?
Falta trabalho no campo?
Gostam da agitação da cidade grande?
Observe a tela e depois leia o texto:

(Portinari representa o povo nordestino. Mostra a necessidade que o povo tem em abandonar sua terra em busca de uma vida melhor em outro lugar. Pode ser visto também como uma representação da migração, que é o processo de mobilização espacial de um grupo de pessoas que se deslocam. Que vão buscar em outras terras condições de vida, trabalho, estudo, felicidades e dignidade.
Fonte: http://erafonso.blogspot.com/2009/08/os-retirentes-portinari.html)
Interpretando:
Organizando as ideias antes da produção de texto:
Pistas do texto:
Escrevendo seu curriculo: Produção escrita
Produção de um poema:
Fonte: Alegria de saber;Anina Fittipladi e outras:4ªs;Editora Scipione

Vi,Li,Gostei e Recomendo
História Continuada
Revista Atividades Escolares - Jogos e brincadeiras
Editora Alto AstralCom o objetivo de observar a necessidade de coerência e coesão a uma produção textual coletiva,esta sugestão será bem- vinda, se quisermos um trabalho diferente, trazendo à tona a cooperação e o trabalho em equipe.
A ideia é trazer um caderninho encapado bem sugestivamente para os alunos fazerem um "caderno - livro".
Você começa a escrever a história na primeira página, ilustrando-a com desenhos ou colagens de revistas e jornais.
Depois, leia-a para os alunos durante a aula.
A cada semana, um aluno continua o enredo e ilustra o trecho conforme desejar. Seus alunos deverão decidir juntos quem irá ser o escritor da vez!
Sempre que a história aumentar, o trecho novo deverá ser lido para a turma pelo próprio autor.
Nesse momento ,explique-os que é interessante dividir a história em capítulos para a leitura ficar mais leve e fluente. Lembre-os de dar títulos a cada capítulo.
Quando todos tiverem produzido e ilustrado a sua parte,você finaliza a trama. Depois,leia-a para a turma.
Com a história pronta é importante dar um título ao "caderno-livro".
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial