Blog da Marlizinha

domingo, 11 de julho de 2010

Se beber não dirija

Leia o texto com atenção.


Se Beber Não Dirija

Dirigir sob o efeito do álcool, além ser perigoso e fatal aos motoristas, passageiros e pedestres, é considerado uma infração gravíssima. Para diminuir a violência no trânsito, foi sancionada, pelo presidente da República, a Lei Seca, que prevê maior rigor contra o condutor que ingerir bebida alcoólica.
Além de todas essas conseqüências, o álcool pode causar danos ao nosso organismo e várias doenças graves como a cirrose e outros males do fígado.

a) Qual o assunto do texto? ________________________________
b) O que pode ser para motoristas, passageiros e pedestres, dirigir sob o efeito de álcool? _________________________________
c) Como é o nome da lei sancionada pelo presidente para diminuir a violência no trânsito?__________________________________
d) O álcool também pode causar danos ao nosso organismo e varias doenças. Escreva o nome de uma doença causada pelo uso de álcool. ________________________

Texto e atividades de Português

1) Leia:


Onçalina acordou com sede. Pudera! Havia tido um sonho horrível durante a noite, mas não conseguia se lembrar de nada.
Foi até a lagoa beber água... só que quando viu sua imagem refletida, deu um miado assustado!
- Quem pegou minhas pintas? Sumiram todas!
Onçalina deitou e começou a miar bem alto, de raiva.
- Oh, dor! Que infelicidade! Nunca mais vou ser a mesma... Ninguém vai ter medo de onça sem pinta, pensava a caminho da árvore da coruja.
Acordou a doutora com um miado meio fraco:
- Me ajude, coruja. Posso estar muito doente. Deitei pintada e acordei despintada!
- Hum... parece um caso de despintite. Tenho um remédio bom para isso.
Deu à onça umas folhas bravas do mato, pintadas de preto e falou:
- Coma essas folhas, dê cinco pulos, dois espirros e um miado.
Onçalina comeu as folhas, deu os pulos, espirrou miautchim, miautchim, mas...
- Nada, doutora! - suspirou chateada. Nem uma pintinha.
- É pena, mas não posso fazer mais nada - consolou a doutora coruja.
Estava cansada e desanimada. Deitou debaixo de uma árvore e resolveu dormir ali mesmo. Era uma vez uma onça pintada, resmungou.
Quando acordou, levou um susto! No seu corpo pelado havia pintas de todo jeito, de todo lado.
Os bichos estavam todos ali olhando para ela.
- Resolvemos ajudar você. Cada um dos bichos colocou em você um pouco de suas pintas. Agora você está pintada de novo.
Onçalina nem sabia como agradecer.
- Vou dar uma festona para todo mundo, porque agora somos parentes... temos pintas em comum!

Telma Guimarães Andrade

Responda:

a. Quem é o personagem principal da história?

b. Por que Onçalina deu um miado assustado quando foi beber água?

c. Em que lugar acontece a história?

d. Quem Onçalina procurou para ajudá-la?

e. Como os bichos conseguiram ajudar Onçalina?

2. Complete as palavras com as letras g ou j:

ti ___ elinha su ___ eira contagi ___ oso

___ elo laran ___ eira di ___ estivo

al ___ emado colé ___ io lo ___ a re ___ eição

3. Leia e reescreva o texto, corrigindo as palavras erradas:

No encontro de conhecidos cientistas que acomteceu na nosa cidade, o último a falar foi o Dr. Klim. Todos ficaram surpresos quando ele contou que descobriu um grande esqueleto de dinosauro, de mais de mil anos, enterado perto das momtanhas Kwin.
Esa descoberta fes com que muitos curiosos fossem visitar as montanhas, porque queriam ver os restos do dinossauro.

4. Passe as palavras abaixo para o feminino:

a) Boi
b) Aluno
c) Traidor
d) Professor
e) Engraçado
f) Irmão
g) Leão
h) Doutor
i) Cão
j) Ator

5. Passe as palavras do singular para o plural:

a) feliz
b) coração
c) voz
d) alemão
e) azul
f) macaco

6. Dê o feminino ou o masculino de:

a. Francês:
b. Chinês:
c. Princesa:
d. Inglês:

7. Circule e escreva os adjetivos das frases abaixo:

a. Carol era muito criativa em suas atividades.
b. Aquele cachorro esperto brinca com todos.
c. As rosas do jardim são delicadas e perfumadas.
d. Paulo tem uma personalidade imprevisível e generosa.

Texto e interpretação

1) Leia o texto.


Bom de ser menino

Valéria Belém


O foguete me leva ao céu
Eu quase toco em Marte
Depois vejo o mundo passar
Girando, girando, bem forte.
Cavalgo meu veloz alazão
Sua crina ao sabor do vento
Sou princesa num castelo de areia
Sou índio “pequeno-rio-que-desce-lento”!
Já é hora de subir no trem
Viajar ouvindo “piuí”
Balançando no traque-traque dos trilhos
Quero ficar mais aqui...
Nas ondas escorrego
Uma, duas, três, sem parar
Dá um frio na barriga
Mas continuo a brincar.
Foguete, gira-gira, carrossel
Trenzinho, tobogã, castelinho
Nesta mágica vida de menino
Para que ir embora do parquinho?

2) Interpretando o texto.

Assinale as afirmativas corretas.
a) O texto se refere a um momento...

( ) num circo
( ) numa roça
( ) num parque

b) Pelo texto podemos entender que o pensamento e a imaginação são mágicos, pois:

( ) pode-se imaginar a vida em outro lugar.
( ) pode-se ver só com o pensamento.
( ) pode-se fazer o pensamento virar realidade.

3) Observe algumas palavras do texto.
foguete – céu – Marte – vento – areia – rio – ondas – frio

a) Coloque-as em ordem alfabética.

_________________________________________________________________

d) Agora classifique todas as palavras de acordo com o número de sílabas que elas possuem. Escreva-as , separando as sílabas.

Monossílaba
Dissílaba
Trissílaba
Polissílaba
4) Complete:
Substantivo Aumentativo

Foguete
Vento
Castelo
Barriga
Menino
Índio
5) Copie do texto todas as palavras no diminutivo.

__________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Escreva ( F ) se a palavra for Feminina ou ( M ) se a palavra for Masculina.

( ) foguete ( ) mundo ( ) vento ( ) areia ( ) princesa

( ) castelo ( )índio ( ) barriga ( ) menino ( ) mágica

7) Passe para o plural:

a) cavalo veloz _______________________________________

b) céu azul _________________________________________

c) princesa bonita ____________________________________

d) onda gigante ______________________________________

Texto e Interpretação Trânsito

1) Leia o texto com atenção.


Ministério da Saúde lança campanha sobre consumo abusivo de bebidas alcoólicas

O Ministério da Saúde lançou oficialmente quinta-feira 08 de março de 2009 a campanha sobre o consumo abusivo de bebidas alcoólicas, um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo.
Através da campanha “Pratique Saúde/Consumo de Bebidas Alcoólicas”, o Ministério quer buscar chamar a atenção, sobretudo dos jovens, para os riscos e danos associados ao uso exagerado de álcool.
Estima-se que, no Brasil, anualmente, 17,5 mil mortes decorrentes de acidentes de trânsito em geral estão associadas ao consumo de bebidas alcoólicas por parte de motoristas (na maioria dos casos, jovens) ou pedestres. Estes óbitos correspondem à metade das mortes provocadas por acidentes do tipo.
As bebidas alcoólicas são um dos principais fatores de geração de acidentes e de mortalidade. E isso faz parte do item Imprudência e Irresponsabilidade na Condução.

2) Qual o assunto do texto? ______________________________

3) Qual o título do texto? ___________________________________

4) De acordo com texto complete:

Quem lançou uma campanha foi o ________________________.
A campanha foi lançada no dia ___ de ___________ de 2009.

5) Um dos principais problemas de saúde pública no Brasil é:

( ) Crianças que dirigem automóveis.
( ) Consumo abusivo de bebidas alcoólicas.

6) Qual o título da campanha lançada pelo Ministério da Saúde?

_________________________________________________

7) O que o Ministério quer buscar com essa campanha?

__________________________________________________________________________________________________________

8) Marque as respostas certas.

a) No Brasil anualmente morrem de acidentes de trânsito cerca de:

( ) 17,5 milhões de pessoas ( ) 17,5 mil pessoas

b) A maioria das vítimas são:

( ) adultos e crianças
( ) jovens e crianças
( ) jovens e pedestres

c) Um dos principais fatores de geração de acidentes e mortalidade é:

( ) falta de atenção no trânsito.
( ) dirigir sem habilitação.
( ) as bebidas alcoólicas.

9) Escreva o que de importante você aprendeu sobre Trânsito.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial