Blog da Marlizinha

domingo, 30 de maio de 2010

BRINCADEIRA: MÃE-DA-RUA


Esta é mais uma versão do pega-pega.

Como brincar:

1° - Descubra um local grande o suficiente para vocês poderem correr bastante.
2° - As duas extremidades do campo são os piques onde ficam todas as crianças com exceção da Mãe-da-rua, que fica no centro.
3° - Vocês devem passar de um lado ao outro, tentando escapar da Mãe-da-rua.
4° - Quanto mais crianças, mais divertida será a brincadeira, pois enquanto uma faz de conta que vai atravessar a rua, um colega passa de verdade.
5° - Não vale voltar para o pique de onde saiu, isto é, colocou o pé para fora, tem de atravessar para o outro lado.
Revista Semanal da Lição de casa, ano 1, n° 1.

1 – O autor do texto teve um objetivo. Qual objetivo?
_________________________________________________________________

2 – O texto que você acabou de ler apresenta uma brincadeira, portanto, ele é do gênero:
A( ) poético
B( ) instrucional
C( ) narrativo
D( ) argumentativo

3 – Qual é o principal objetivo da brincadeira?
A( ) Que todos os participantes fiquem no centro do campo.
B( ) Que todos os participantes atravessem o campo escapando da Mãe-da-rua.
C( ) Que todos os participantes atravessem o campo encontrando a Mãe-da-rua.

4 – Toda brincadeira é composta de regras. Releia o texto e escreva duas regras da brincadeira Mãe-da-rua.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 – De acordo com o texto quem pode participar desta brincadeira?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 – Quantas pessoas podem participar da brincadeira?
__________________________________________________________________________
7 – No trecho “ Quanto mais crianças, mais divertida será a brincadeira, pois enquanto uma faz de conta que vai atravessar a rua, um colega passa de verdade. O pronome uma se refere:
A( ) a Mãe-da-rua
B( ) criança
8 – Observe a frase “Primeiro descubra um local”. O termo em destaque é um objeto, portanto, essencial e, se refere à qual palavra?
A( ) descubra
B( ) grande
9 – Os termos acessórios indicam detalhes. Na frase abaixo, o termo destacado indica qual função?
“ Todas as crianças brincam na rua”.
A( ) tempo
B( ) modo
C( ) lugar
D( ) intensidade

10 - Releia o trecho
“ Quanto mais crianças, mais divertida será a brincadeira, pois enquanto uma faz de conta que vai atravessar a rua, um colega passa de verdade”.
Que palavra pode substituir a expressão em destaque sem mudar o seu significado?
A( ) conta
b( ) mente
c( ) finge

11 - No trecho
“Descubra um local grande o suficiente para vocês poderem correr bastante”.
A palavra em negrito da idéia de

A( ) modo
B( ) tempo
C( ) intensidade
D( ) lugar

BRINCANDO E EDUCANDO COM A TURMA DA MÔNICA




4 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial