Blog da Marlizinha

sexta-feira, 2 de março de 2012

7º Ano (6ª série)
Texto I - A Raposa e as Uvas

Texto II - A Raposa e as Uvas

GABARITO
1)
a) A raposa queria muito alcançar as uvas, mas como não conseguiu, fez como se não quisesse mais, pela dificuldade de alcançá-las.

b) Quando ela ouviu um ruído e pensou que fosse uvas caindo.

2) Também é assim com as pessoas: quando não podem ter o que desejam, fingem que não o desejam.

a) ( ) Quem não tem, despreza o que deseja.

3)

a) A partir do momento em que vê uma pedra e volta para tentar apanhar as uvas.
b) Quando a raposa alcança e come as uvas.
4)

a) Não importa se a pessoa está frustrada, triste, abalada, desmotivada, etc, o jugamento é feito a partir de qualquer sentimento.
b) ( ) Às vezes, uma mentira acaba expressando uma verdade.

5) Linguagem Verbal / Coloquial / Simples
6) há narrador, personagem, o texto está em prosa, há discurso direto e indireto.

7)
Ø 7) (...) areal do deserto (...) (CONTRAÇÃO)

Ø (...) parreiral que descia por um precipício (...) (ORIGINAL))

Ø (...) colocou na boca quase o cacho inteiro. (CONTRAÇÂO)

Ø Desistiu, dizendo entre os dentes (...) (ORIGINAL)

8) “Os queijos ficam ao lado dos vinhos. Você compra um e logo pensa. Por que não o outro também? Pelo mesmo motivo, o filtro de papel fica perto do café e o salgadinho ao lado dos refrigerantes.”

9) a) Quando a van parou saíram primeiramente: as crianças, os idosos, os adultos e por último o motorista. ENUMERAÇÂO
b) Japão e China: dois lugares interessantes! CITAÇÂO
c) E vendo aquela bagunça, disse: ___ Vá já arrumar tudo! EXPLICAÇÃO
d) Na lista de material havia: cadernos, lápis, caneta, borracha e régua. ENUMERAÇÂO

10) O pronome de tratamento usado para Reitores é:
a) Vossa Excelência;
b) Vossa Magnificência; c) Vossa Santidade; d) Vossa Reverendíssima;

11) Relacione as colunas:


a) Reis
b) presidentes
c) Bispos
d) Senhor
e) Você

( e ) tratamento informal
( d ) Tratamento mais formal e de respeito
( b ) Vossa Excelência
( c ) Vossa Excelência
( a ) Vossa Majestade

12) Indique em cada oração o sentido que as preposições estabelecem em cada contexto.

Assunto - tempo - lugar - companhia - modo

a) Escrevi para você com muito amor. MODO
b) A neve caia sobre os telhados. LUGAR
c) Falávamos sobre todos nós. ASSUNTO
d) Saímos com nossos amigos. COMPANHIA
e) Em janeiro eu terei férias. TEMPO


13) Identifique com a numeração indicada cada tipo de texto:
1 – dissertativo 2- narrativo 3- descritivo
a) ( 3 ) “Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão “

(Vinicius de Moraes)
b) ( 2 ) Manuel recebeu um telefonema do gerente do banco.
__ Seu Manuel, estou lhe telefonando para avisar que a sua duplicata venceu.
__ E quem pegou em segundo lugar?

c) ( 1 ) Como já é sabido, o cigarro tem inúmeras substâncias tóxicas que comprometem a saúde do homem. Muitas vezes os jovens começam a fumar só para impressionar os amigos e com isso adquirem esse mau hábito que se transforma em vício. Como vencer esse mal que assola a sociedade? Métodos são lançados para conter esse mal, mas o fumante, que diz ser um ser racional, não está muito preocupado com a própria saúde deixando-se levar por esse terrível vício!

A) Dê algumas características de cada texto acima:

a) O texto de base descritiva tem como objetivo oferecer ao leitor /ouvinte a oportunidade de visualizar o cenário onde uma ação se desenvolve;

b) O texto narrativo conta algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou entretenimento. A narração, portanto, visa sempre um receptor.

c) Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo expõe algum assunto, Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial